014 – Variáveis no DART – Tutorial de FLUTTER e DART Brasileiro
Curso de DART
Variáveis
Veja um exemplo de como criar uma variável e inicializá-la:
var name = ‘Daves’;
Variáveis armazenam referências. A variável chamada name contém uma referência a um objeto String com um valor de “Daves”.
O tipo da variável name é inferido como sendo String, mas você pode alterar esse tipo especificando-o. Se um objeto não estiver restrito a um único tipo, especifique o tipo Objeto ou dinâmico, seguindo as diretrizes de design.
dynamic name = ‘Daves’;
Outra opção é declarar explicitamente o tipo que seria inferido:
String name = ‘Daves’;
Nota: Esta página segue a recomendação do guia de estilo de usar var, em vez de digitar anotações, para variáveis locais.
Valor padrão
Variáveis não inicializadas têm um valor inicial de nulo. Mesmo as variáveis com tipos numéricos são inicialmente nulas, porque os números – como todo o restante no Dart – são objetos.
int lineCount;
assert (lineCount == null);
Nota: O código de produção ignora a chamada assert (). Durante o desenvolvimento, por outro lado, assert (condition) lança uma exceção se a condição for falsa. Para detalhes, consulte Assert.
Final e const
Se você nunca pretende alterar uma variável, use final ou const, em vez de var ou além de um tipo. Uma variável final pode ser definida apenas uma vez; uma variável const é uma constante de tempo de compilação. (Variáveis const são implicitamente finais). Uma variável final de nível superior ou de classe é inicializada na primeira vez em que é usada.
Nota: As variáveis de instância podem ser finais, mas não const. As variáveis de instância final devem ser inicializadas antes do início do corpo do construtor – na declaração da variável, por um parâmetro do construtor ou na lista de inicializadores do construtor.
Veja um exemplo de criação e configuração de uma variável final:
name final = ‘Daves’; // Sem uma anotação de tipo
nickname final String = ‘Daves tecnologia’;
Você não pode alterar o valor de uma variável final:
name = ‘Alice’; // Erro: uma variável final só pode ser definida uma vez.
Use const para variáveis que você deseja que sejam constantes de tempo de compilação. Se a variável const estiver no nível da classe, marque-a como const estática. Onde você declara a variável, defina o valor como uma constante de tempo de compilação, como um número ou string literal, uma variável const ou o resultado de uma operação aritmética em números constantes:
barra const = 1000000; // Unidade de pressão (dynes / cm2)
const double atm = 1,01325 * bar; // Atmosfera padrão
A palavra-chave const não é apenas para declarar variáveis constantes. Você também pode usá-lo para criar valores constantes, bem como para declarar construtores que criam valores constantes. Qualquer variável pode ter um valor constante.
var foo = const [];
barra final = const [];
const baz = []; // Equivalente a `const []`
Você pode omitir const da expressão de inicialização de uma declaração const, como por exemplo acima. Para mais detalhes, consulte NÃO use redundantemente.
Você pode alterar o valor de uma variável non-final, non-const, mesmo que tenha um valor const:
foo = [1, 2, 3]; // era const []
Você não pode alterar o valor de uma variável const:
baz = [42]; // Erro: Variáveis constantes não podem receber um valor.
Para obter mais informações sobre como usar const para criar valores constantes, consulte Lists, Maps e Classes.