Daves Balthazar

014 – Variáveis no DART – Tutorial de FLUTTER e DART Brasileiro

Curso de DART

Variáveis
Veja um exemplo de como criar uma variável e inicializá-la:

var name = ‘Daves’;

Variáveis ​​armazenam referências. A variável chamada name contém uma referência a um objeto String com um valor de “Daves”.

O tipo da variável name é inferido como sendo String, mas você pode alterar esse tipo especificando-o. Se um objeto não estiver restrito a um único tipo, especifique o tipo Objeto ou dinâmico, seguindo as diretrizes de design.

dynamic name = ‘Daves’;

Outra opção é declarar explicitamente o tipo que seria inferido:

String name = ‘Daves’;

Nota: Esta página segue a recomendação do guia de estilo de usar var, em vez de digitar anotações, para variáveis ​​locais.

Valor padrão
Variáveis ​​não inicializadas têm um valor inicial de nulo. Mesmo as variáveis ​​com tipos numéricos são inicialmente nulas, porque os números – como todo o restante no Dart – são objetos.

int lineCount;
assert (lineCount == null);

Nota: O código de produção ignora a chamada assert (). Durante o desenvolvimento, por outro lado, assert (condition) lança uma exceção se a condição for falsa. Para detalhes, consulte Assert.

Final e const
Se você nunca pretende alterar uma variável, use final ou const, em vez de var ou além de um tipo. Uma variável final pode ser definida apenas uma vez; uma variável const é uma constante de tempo de compilação. (Variáveis ​​const são implicitamente finais). Uma variável final de nível superior ou de classe é inicializada na primeira vez em que é usada.

Nota: As variáveis ​​de instância podem ser finais, mas não const. As variáveis ​​de instância final devem ser inicializadas antes do início do corpo do construtor – na declaração da variável, por um parâmetro do construtor ou na lista de inicializadores do construtor.

Veja um exemplo de criação e configuração de uma variável final:

name final = ‘Daves’; // Sem uma anotação de tipo
nickname final String = ‘Daves tecnologia’;

Você não pode alterar o valor de uma variável final:

name = ‘Alice’; // Erro: uma variável final só pode ser definida uma vez.
Use const para variáveis ​​que você deseja que sejam constantes de tempo de compilação. Se a variável const estiver no nível da classe, marque-a como const estática. Onde você declara a variável, defina o valor como uma constante de tempo de compilação, como um número ou string literal, uma variável const ou o resultado de uma operação aritmética em números constantes:

barra const = 1000000; // Unidade de pressão (dynes / cm2)
const double atm = 1,01325 * bar; // Atmosfera padrão
A palavra-chave const não é apenas para declarar variáveis ​​constantes. Você também pode usá-lo para criar valores constantes, bem como para declarar construtores que criam valores constantes. Qualquer variável pode ter um valor constante.

var foo = const [];
barra final = const [];
const baz = []; // Equivalente a `const []`
Você pode omitir const da expressão de inicialização de uma declaração const, como por exemplo acima. Para mais detalhes, consulte NÃO use redundantemente.

Você pode alterar o valor de uma variável non-final, non-const, mesmo que tenha um valor const:

foo = [1, 2, 3]; // era const []
Você não pode alterar o valor de uma variável const:

baz = [42]; // Erro: Variáveis ​​constantes não podem receber um valor.
Para obter mais informações sobre como usar const para criar valores constantes, consulte Lists, Maps e Classes.