016 – Padrão de Projeto FLYWEIGHT – GoF Estrutural – Curso de Design Patterns
Playlist do Curso de Padrão de Projeto de Software (Design Patterns)
Flyweight
Flyweight é um padrão de projeto de software apropriado quando vários objetos devem ser manipulados em memória sendo que muitos deles possuem informações repetidas. Dado que o recurso de memória é limitado, é possível segregar a informação repetida em um objeto adicional que atenda as características de imutabilidade e comparabilidade (que consiga ser comparado com outro objeto para determinar se ambos carregam a mesma informação).
Um exemplo é o processador de texto. Cada caractere representa um objeto que possui uma família de fonte, um tamanho de fonte e outras informações sobre o símbolo. Como imaginado, um documento grande com tal estrutura de dados facilmente ocuparia toda a memória disponível no sistema. Para resolver o problema, como muitas dessas informações são repetidas, o flyweight é usado para reduzir os dados. Cada objeto de caractere contém uma referência para outro objeto com suas respectivas propriedades.
Imutabilidade e igualdade
Para que seja seguro o compartilhamento entre clientes e threads, objetos Flyweight devem ser imutáveis. Objetos de Flyweight são por definição objetos de valor. A identidade de instância do objeto não possui nenhuma consequência se dois valores são considerados iguais.