Daves Balthazar

018 – Padrão de Projeto CHAIN OF RESPONSABILITY

Playlist do Curso de Padrão de Projeto de Software (Design Patterns)

Chain of Responsibility

Em Orientação a Objetos, Chain of Responsibility é um padrão GOF cuja principal função é evitar a dependência entre um objeto receptor e um objeto solicitante. Consiste em uma série de objetos receptores e de objetos de solicitação, onde cada objetos de solicitação possui uma lógica interna que separa quais são tipos de objetos receptores que podem ser manipulados. O restante é passado para o próximo objetos de solicitação da cadeia.

Devido à isso, é um padrão que utiliza a ideia de baixo acoplamento por permitir que outros objetos da cadeia tenham a oportunidade de tratar uma solicitação

Estrutura
Passo-a-passo[1]
A base mantém um ponteiro como “próximo”;
Cada classe derivada implementa sua própria contribuição para manusear o pedido (request);
Se o pedido precisa ser passado para outra classe, então a classe derivada “chama de volta” à classe padrão, delegando um novo ponteiro;
O cliente (terceirizado ou não) cria e encadeia a cadeia, a qual pode incluir uma ligação do último nó até o nó da raiz;
O cliente lança e deixa cada request com a raiz da cadeia;
As delegações recursivas produzem um efeito de ilusão;
Situações de Uso
Mais de um objeto pode tratar uma solicitação e o objeto que a tratará não é conhecido a priori;
O objeto que trata a solicitação deve ser escolhido automaticamente;
Deve-se emitir uma solicitação para um dentre vários objetos, sem especificar explicitamente o receptor;
O conjunto de objetos que pode tratar uma solicitação deveria ser especificado dinamicamente.
Em um sistema orientado a objetos esses interagem entre si através de mensagens, e o sistema necessita de determinar qual o objeto que irá tratar a requisição. O padrão de projeto Chain of Responsibility permite determinar quem será o objeto que irá tratar a requisição durante a execução. Cada objeto pode tratar ou passar a mensagem para o próximo na cascata.

Em um escritório, por exemplo, onde se tem 4 linhas telefônicas, a primeira linha é o primeiro objeto, a segunda linha é o segundo, e assim sucessivamente até a gravação automática que é o quinto objeto. Se a primeira linha estiver disponível ela irá tratar a ligação, se não ela passa a tarefa para o próximo objeto, que é a segunda linha. Se essa estiver ocupada ela passa a tarefa para a próxima e assim sucessivamente até que um objeto possa tratar a tarefa.

Nesse caso, se todas as linhas estiverem ocupadas o último objeto, que é a gravação automática, tratará da tarefa.