Playlist do Curso de Padrão de Projeto de Software (Design Patterns)
Memento é um padrão de projeto de software documentado no Catálogo Gang of Four, sendo considerado como um padrão comportamental. Ele permite armazenar o estado interno de um objeto em um determinando momento, para que seja possível retorná-lo a este estado, sem que isso cause problemas com o encapsulamento.[1]
Ele funciona de maneira que uma classe é responsável por salvar o estado do objeto desejado enquanto que uma outra classe fica responsável por armazenar todas essas copias (mementos).
O padrão Memento é implementado se utilizando de três elementos: Originador, Armazenador e o Memento.
Motivação
O Padrão Comportamental Memento possui uma grande gama de aplicações onde é necessário a recuperação de um estado anterior de um objeto como um todo, qualquer tipo de editor precisa oferecer uma maneira de desfazer ações como restaurar imagens, textos etc. Para isso, o padrão Memento procura recuperar o estado anterior dessas ações e copiar os mesmos para um objeto a ser restaurado.
Participantes
Três objetos estão envolvidos na implementação do padrão Memento.
Originador
é o objeto cujo estado se deseja capturar.
Memento
responsável por armazenar o estado interno do objeto Originador.
Armazenador
é o objeto que acessará o originador, e deseja desfazer qualquer mudança efetuada, caso necessário.
ele é responsável por armazenar todos os Mementos.
os Mementos devem ser recuperados de maneira LIFO (Last In First Out) onde o ultimo adicionado será o primeiro a ser recuperado.
O Armazenador deve requisitar um objeto memento, antes de se valer do originador. Após efetuar as operações desejadas no originador, o cliente devolve a este o objeto memento, caso deseje desfazer qualquer alteração.
O objeto memento não permite o acesso de qualquer classe além da classe originador. Assim, tal padrão mostra-se útil por não violar o conceito de encapsulamento.
Funcionamento
O objeto representado na classe Originador cria um novo memento a partir de si próprio, é ele que vai controlar toda a execução do Padrão Memento, criando uma nova instância da classe Armazenador, sempre que haja alguma modificação derivada de ações do sistema e de seu funcionamento padrão, o Originador irá criar um novo Memento, externalizando seu estado interno para um novo objeto que se tornará o Memento que será armazenado para posterior restauração. Além dos métodos e atributos próprios do objeto a ser restaurado, o Originador conta com um atributo que represente o estado atual do mesmo, métodos para definir e atribuir o estado, e métodos para salvar e solicitar o estado a partir do Memento.
Com o estado salvo no Objeto Memento, o Originador volta suas atenções para o Armazenador, quando o método que aciona a ação de modificação é invocado, o Memento é criado e adicionado no Armazenador, que, a partir de agora guardará os Mementos em uma pilha, usando o LIFO, para tanto, o Armazenador possui uma lista do tipo do Memento, possui métodos para adicionar um novo Memento e para acessar o ultimo adicionado na pilha do Armazenador, quando o ultimo for retirado, o topo da lista será o Memento com o estado anterior ao que foi solicitado, e assim por diante, até que não haja mais Mementos para serem acessados, nesse momento deve ser lançada uma exceção.
Contras
O problema do Memento é que por ele sempre estar guardando o estado do objeto, ele pode guardar objetos demais e de maneira desnecessária e assim utilizando muito da memória da máquina.