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045 Getters e Setters em Dart – Curso de FLUTTER e DART

Curso de DART

Classes
Dart é uma linguagem orientada a objetos com classes e herança baseada em mixin. Cada objeto é uma instância de uma classe e todas as classes descendem de Object. A herança baseada em mixin significa que, embora todas as classes (exceto para Object) tenham exatamente uma superclasse, um corpo de classes pode ser reutilizado em várias hierarquias de classes.

Usando os alunos
Objetos possuem membros consistindo de funções e dados (métodos e variáveis ​​de instância, respectivamente). Quando você chama um método, invoca-o em um objeto: o método tem acesso às funções e dados desse objeto.

Use um ponto (.) Para se referir a uma variável ou método de instância:

var p = ponto (2, 2);

// Defina o valor da variável da instância y.
p.y = 3;

// Obtém o valor de y.
assert (p.y == 3);

// Invoque distanceTo () na p.
num distance = p.distanceTo (ponto (4, 4));
Usar ?. ao invés de . para evitar uma exceção quando o operando à esquerda for nulo:

// Se p for não nulo, defina seu valor y como 4.
p = .y = 4;
Usando construtores
Você pode criar um objeto usando um construtor. Os nomes dos construtores podem ser ClassName ou ClassName.identifier. Por exemplo, o código a seguir cria objetos Point usando os construtores Point () e Point.fromJson ():

var p1 = ponto (2, 2);
var p2 = Point.fromJson (‘x’: 1, ‘y’: 2);
O código a seguir tem o mesmo efeito, mas usa a nova palavra-chave opcional antes do nome do construtor:

var p1 = novo ponto (2, 2);
var p2 = new Point.fromJson (‘x’: 1, ‘y’: 2);
Nota de versão: A nova palavra-chave tornou-se opcional no Dart 2.