Playlist: Curso Grátis de FLUTTER e DART Completo
Adicionando recursos a uma classe: mixins
Os mixins são uma forma de reutilizar o código de uma turma em várias hierarquias de turma.
Para usar um mixin, use a palavra-chave with seguido por um ou mais nomes de mixin. O exemplo a seguir mostra duas classes que usam mixins:
músico de classe estende Performer com Musical
// ···
classe Maestro estende pessoa
com Musical, Agressivo, Demente
Maestro (String maestroName)
name = maestroName;
canConduct = true;
Para implementar um mixin, crie uma classe que estenda o objeto e não declare nenhum construtor. A menos que você queira que seu mixin seja utilizável como uma classe regular, use a palavra-chave mixin ao invés de classe. Por exemplo:
mixin Musical
bool canPlayPiano = false;
bool canCompose = false;
bool canConduct = false;
void entertainMe ()
if (canPlayPiano)
print (‘tocar piano’);
else if (canConduct)
print (‘mãos agitando’);
outro
print (‘cantarolando para si mesmo’);
Para especificar que apenas determinados tipos podem usar o mixin, por exemplo, para que seu mixin possa invocar um método que ele não define, use para especificar a superclasse necessária:
mixin MusicalPerformer no Musician
// ···