Playlist: Curso Grátis de FLUTTER e DART Completo
Introdução aos widgets
Widgets Flutter são construídos usando uma estrutura moderna que se inspira no React. A idéia central é que você construa sua interface com widgets. Os widgets descrevem como sua visualização deve ser, considerando sua configuração e estado atuais. Quando o estado de um widget é alterado, o widget recria sua descrição, que a estrutura difere em relação à descrição anterior para determinar as alterações mínimas necessárias na árvore de renderização subjacente para fazer a transição de um estado para o seguinte.
Nota: Se você gostaria de conhecer melhor o Flutter mergulhando em algum código, confira Codelab de Layout Básico, Construindo Layouts no Flutter e Adicionando Interatividade ao seu App Flutter.
Olá Mundo
O aplicativo Flutter mínimo simplesmente chama a função runApp () com um widget:
content_copy
pacote de importação: flutter / material.dart ‘;
void main ()
runApp (
Centro(
criança: Texto (
‘Olá Mundo!’,
textDirection: TextDirection.ltr,
)
)
);
A função runApp () pega o Widget fornecido e faz dele a raiz da árvore de widgets. Neste exemplo, a árvore de widgets consiste em dois widgets, o widget Center e seu filho, o widget Text. A estrutura força o widget raiz a cobrir a tela, o que significa que o texto “Olá, mundo” termina centrado na tela. A direção do texto precisa ser especificada nesta instância; quando o widget MaterialApp é usado, isso é feito para você, conforme demonstrado posteriormente.
Ao criar um aplicativo, você geralmente cria novos widgets que são subclasses de StatelessWidget ou StatefulWidget, dependendo se o widget gerencia qualquer estado. A tarefa principal de um widget é implementar uma função de construção, que descreve o widget em termos de outros widgets de nível inferior. O framework constrói esses widgets, por sua vez, até que o processo se encerre em widgets que representam o RenderObject subjacente, que calcula e descreve a geometria do widget.