116 – Assets e IMAGENS em FLUTTER – Aprenda Flutter e Dart

Playlist: Curso Grátis de FLUTTER e DART Completo

Adicionando ativos (assets) e imagens

Aplicativos Flutter podem incluir código e ativos (às vezes chamados de recursos). Um recurso é um arquivo que é empacotado e implantado com seu aplicativo e está acessível no tempo de execução. Tipos comuns de ativos incluem dados estáticos (por exemplo, arquivos JSON), arquivos de configuração, ícones e imagens (JPEG, WebP, GIF, animação de WebP / GIF, PNG, BMP e WBMP).

Especificando ativos
O Flutter usa o arquivo pubspec.yaml, localizado na raiz do seu projeto, para identificar os recursos exigidos por um aplicativo.

Aqui está um exemplo:

content_copy
flutter:
  ativos:
    – assets / my_icon.png
    – assets / background.png
Para incluir todos os ativos em um diretório, especifique o nome do diretório com o caractere / no final:

content_copy
flutter:
  ativos:
    – ativos/
Note que apenas arquivos localizados diretamente no diretório serão incluídos; para adicionar arquivos localizados em subdiretórios, crie uma entrada por diretório.

Agrupamento de ativos
A subseção de ativos da seção flutter especifica arquivos que devem ser incluídos no aplicativo. Cada ativo é identificado por um caminho explícito (relativo ao arquivo pubspec.yaml) no qual o arquivo do ativo está localizado. A ordem em que os ativos são declarados não importa. O diretório real usado (ativos neste caso) não importa.

Durante uma compilação, o Flutter coloca os recursos em um arquivo especial chamado pacote de ativos, que os aplicativos podem ler em tempo de execução.

Variantes de ativos
O processo de construção suporta a noção de variantes de ativos: diferentes versões de um ativo que podem ser exibidas em diferentes contextos. Quando o caminho de um ativo é especificado na seção de ativos de pubspec.yaml, o processo de construção procura por arquivos com o mesmo nome em subdiretórios adjacentes. Esses arquivos são então incluídos no pacote de ativos junto com o ativo especificado.

Por exemplo, se você tiver os seguintes arquivos em seu diretório de aplicativos:

content_copy
  … / pubspec.yaml
  … / graphics / my_icon.png
  … / graphics / background.png
  … / graphics / dark / background.png
  … etc
… E seu arquivo pubspec.yaml contém:

content_copy
flutter:
  ativos:
    – gráficos / background.png
… Então os gráficos / background.png e gráficos / dark / background.png serão incluídos no seu pacote de ativos. O primeiro é considerado o principal ativo, enquanto o último é considerado uma variante.

Se, por outro lado, o diretório de gráficos for especificado:

content_copy
flutter:
  ativos:
    – gráficos/
… Então gráficos / my_icon.png, graphics / background.png e gráficos / dark / background.png serão incluídos.

Flutter usa variantes de ativos ao escolher imagens apropriadas de resolução; ver abaixo. No futuro, esse mecanismo pode ser estendido para incluir variantes para diferentes localidades ou regiões, instruções de leitura, etc.

Carregando recursos
Seu aplicativo pode acessar seus recursos por meio de um objeto AssetBundle.

Os dois principais métodos em um pacote configurável de ativos permitem que você carregue um recurso de cadeia de caracteres / texto (loadString) ou uma imagem / ativo binário (carga) fora do pacote, considerando uma chave lógica. A chave lógica é mapeada para o caminho para o ativo especificado no arquivo pubspec.yaml no momento da construção.