Playlist: Curso Grátis de FLUTTER e DART Completo
Comece a pensar declarativamente
Se você está vindo para o Flutter a partir de uma estrutura imperativa (como o Android SDK ou o iOS UIKit), é necessário começar a pensar no desenvolvimento de aplicativos de uma nova perspectiva.
Muitas suposições que você pode ter não se aplicam ao Flutter. Por exemplo, no Flutter, não há problema em reconstruir partes da sua interface do usuário do zero, em vez de modificá-la. Flutter é rápido o suficiente para fazer isso, mesmo em todos os quadros, se necessário.
Flutter é declarativo. Isso significa que o Flutter cria sua interface de usuário para refletir o estado atual do seu aplicativo:
Uma fórmula matemática de UI = f (state). ‘UI’ é o layout na tela. ‘f’ é seus métodos de construção. ‘state’ é o estado da aplicação.
Quando o estado do seu aplicativo é alterado (por exemplo, o usuário alterna um switch na tela de configurações), você altera o estado e isso dispara um redesenho da interface do usuário. Não há nenhuma alteração imperativa da própria interface do usuário (como widget.setText) – você altera o estado e a IU é reconstruída a partir do zero.
Leia mais sobre a abordagem declarativa da programação da interface do usuário no guia de primeiros passos.
O estilo declarativo da programação da interface do usuário tem muitos benefícios. Notavelmente, há apenas um caminho de código para qualquer estado da interface do usuário. Você descreve como deve ser a interface do usuário para qualquer estado, uma vez – e é isso.
A princípio, esse estilo de programação pode não parecer tão intuitivo quanto o estilo imperativo. É por isso que esta seção está aqui. Leia.