REVIEW DO NOVO UBUNTU LINUX 20.10 – GROOVY GORILLA

Ubuntu Linux 20.10

Novo Ubuntu 20.10 – Groovy Gorilla

Data de Lançamento
A data de lançamento do Ubuntu 20.10 é 22 de outubro de 2020.

Esta data, junto com as de outros marcos de desenvolvimento programados para ocorrer nos próximos seis meses, está listada no Launchpad, também conhecido como a casa do desenvolvimento do Ubuntu. Outros marcos importantes no ciclo de desenvolvimento do Groovy Gorilla incluem:

Semana de teste: 3 de julho de 2020
Congelamento da IU: 17 de setembro de 2020
Ubuntu 20.10 Beta: 1º de outubro de 2020
Congelamento de kernel: 8 de outubro de 2020
Candidato a Lançamento: 15 de outubro de 2020

Teremos o novo GNOME 3.38

Veja o review completo do novo Ubuntu Linux 20.10 LTS. O que você achou? Deixe nos comentários.

Ubuntu 20.10 no Raspberry Pi oferece desktop Linux completo e micro nuvens

22 de outubro de 2020: a Canonical lançou hoje o Ubuntu 20.10 com imagens otimizadas do Raspberry Pi para desktop em apoio a alunos, inventores, educadores e empreendedores, trazendo a plataforma mais aberta do mundo para o hardware mais acessível do mundo.

“Neste lançamento, celebramos o compromisso da Raspberry Pi Foundation de colocar a computação aberta nas mãos de pessoas em todo o mundo”, disse Mark Shuttleworth, CEO da Canonical. “Estamos honrados em apoiar essa iniciativa, otimizando o Ubuntu no Raspberry Pi, seja para uso pessoal, fins educacionais ou como base para seu próximo empreendimento.”

O Raspberry Pi 2, 3 e 4 se juntam a uma lista muito longa de dispositivos x86 e ARM certificados com Ubuntu, o sistema operacional (SO) mais conhecido por suas ofertas de nuvem pública e desktop. Dell, HP e Lenovo certificam PCs com Ubuntu Desktop, que também é o sistema operacional mais usado nas nuvens AWS, Microsoft Azure, Google, IBM e Oracle.

O Ubuntu 20.10 também inclui LXD 4.6 e MicroK8s 1.19 para micro nuvens resilientes, pequenos clusters de servidores que fornecem VMs e Kubernetes on demand no limite, para escritórios remotos, filiais, warehouse e infraestrutura orientada à distribuição.

Ubuntu Desktop 20.10
Além do suporte ao desktop Raspberry Pi, o Ubuntu 20.10 inclui o GNOME 3.38, que ajusta a grade de aplicativos, remove a guia de frequências e permite que os aplicativos sejam ordenados e organizados como os usuários preferirem. A alternância da exibição da porcentagem da bateria foi exposta nas configurações de energia, pontos de acesso WiFi privados podem ser compartilhados usando códigos QR gerados exclusivamente e uma opção de reinicialização foi adicionada ao menu de status ao lado de logout / desligamento.

O desktop 20.10 adiciona suporte para dispositivos certificados Ubuntu. Mais estações de trabalho Ubuntu agora recebem suporte de identificação biométrica fora da caixa. Dispositivos 2 em 1 com teclados na tela agora são totalmente suportados, permitindo uma experiência aprimorada do Ubuntu em dispositivos incluindo Dell XPS 2 em 1 e Lenovo Yoga.

introduzindo micro nuvens
Micro nuvens são uma nova classe de infraestrutura para computação on-demand no limite. Micro nuvens são distribuídas, mínimas e vêm em escalas pequenas a extremamente grandes. No Ubuntu 20.10, a Canonical apresenta sua pilha de micro nuvem que combina MAAS, LXD, MicroK8s e Ceph no Ubuntu, para fornecer nuvens de bolso resilientes reforçadas para cargas de trabalho de missão crítica em RANs 5G, fábricas da indústria 4.0, infraestruturas V2X, cidades inteligentes e instalações de saúde .

Em um Raspberry Pi, os usuários podem começar com MicroK8s, para orquestrar cargas de trabalho altamente disponíveis no limite ou com LXD para construir um dispositivo de laboratório doméstico usando os recursos de clustering e gerenciamento de máquina virtual do LXD. O lançamento do Ubuntu 20.10 apresenta aos usuários uma maneira de experimentar, testar ou desenvolver recursos completos de nuvem por meio do Raspberry Pi. Com o Ubuntu 20.10 em um Raspberry Pi, tudo é possível, desde robótica a AI / ML.

Ubuntu 20.10 estará disponível para download aqui.
https://releases.ubuntu.com/20.10/ubuntu-20.10-desktop-amd64.iso

Para saber mais sobre o Ubuntu 20.10 no Raspberry Pi, clique aqui para participar da transmissão ao vivo às 17h (BST) na sexta-feira, 23 de outubro de 2020.

Para saber mais sobre o que há de novo no Ubuntu 20.10 no data center, incluindo Ubuntu Server, Charmed OpenStack, MAAS e Charmed OpenStack, inscreva-se no webinar em 4 de novembro de 2020.

Sobre a Canonical

A Canonical é a editora do Ubuntu, o sistema operacional para a maioria das cargas de trabalho em nuvem pública, bem como as categorias emergentes de gateways inteligentes, carros autônomos e robôs avançados. A Canonical fornece segurança empresarial, suporte e serviços para usuários comerciais do Ubuntu. Fundada em 2004, a Canonical é uma empresa privada.

Referencia:
https://ubuntu.com/blog/ubuntu-20-10-on-raspberry-pi-delivers-the-full-linux-desktop-and-micro-clouds

#ubuntu #linux #20.04

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *