027 1 CamelCase e lowerCamelCase – Curso de FLUTTER/DART

Playlist: Curso Grátis de FLUTTER e DART Completo

Curso de DART

CamelCase e lowerCamelCase

CamelCase

CamelCase é a denominação em inglês para a prática de escrever as palavras compostas ou frases, onde cada palavra é iniciada com maiúsculas e unidas sem espaços.[1] É um padrão largamente utilizado em diversas linguagens de programação, como Java, C#, Ruby, PHP e Python, principalmente nas definições de classes e objetos. Pela sua associação com tecnologia, o marketing se apropriou dessa maneira de escrever, injetando certo ar de “tecnologia” nos produtos assim nomeados: iPod, eBay, GameCube, OpenOffice.org, StarCraft, dentre outros.

A provável origem do termo é a semelhança do contorno de expressões CamelCase, onde as letras em maiúsculo “saltam” no meio das minúsculas como corcovas de um camelo.

A primeira letra de uma palavra composta por CamelCase pode ou não ser capitalizada, não há consenso sobre a maneira certa de sua utilização. Existem duas formas de classificá-la: a primeira é conhecida como UpperCamelCase (de letra inicial maiúscula, também conhecida como PascalCase) e a segunda lowerCamelCase (de letra inicial minúscula). Algumas referências quanto ao uso do CamelCase para codificação de programas de computadores ditam que o CamelCase segue a regra que a primeira letra da primeira palavra deve ser escrita em minúscula enquanto que a primeira letra das palavras subsequentes concatenadas devem ser escritas em maiúsculas. Além disso, algumas organizações como, por exemplo, a Microsoft,[6] usam o termo CamelCase apenas para as que começam com a inicial minúscula.