Daves Balthazar

123 – Flutter ANIMATIONS Tutorial – Parte 2 – Curso de Flutter + Dart

Playlist: Curso Grátis de FLUTTER e DART Completo

Tween

Por padrão, o objeto AnimationController varia de 0,0 a 1,0. Se você precisar de um intervalo diferente ou de um tipo de dados diferente, poderá usar um Tween para configurar uma animação para interpolar em um intervalo ou tipo de dados diferente. Por exemplo, o Tween a seguir vai de -200,0 a 0,0:

Um Tween é um objeto sem estado que leva apenas o começo e o fim. O único trabalho de um Tween é definir um mapeamento de um intervalo de entrada para um intervalo de saída. O intervalo de entrada é geralmente de 0,0 a 1,0, mas isso não é um requisito.

Uma interpolação herda de Animatable T, não da animação T. Um Animatable, como o Animation, não precisa ser duplicado. Por exemplo, ColorTween especifica uma progressão entre duas cores.

Tween.animate
Para usar um objeto Tween, chame animate () no Tween, passando o objeto controlador. Por exemplo, o código a seguir gera os valores inteiros de 0 a 255 ao longo de 500 ms.

 Nota: O método animate () retorna uma Animação, não uma Animatable.

O exemplo a seguir mostra um controlador, uma curva e um Tween:

Notificações de animação
Um objeto Animation pode ter Listeners e StatusListeners, definidos com addListener () e addStatusListener (). Um ouvinte é chamado sempre que o valor da animação é alterado. O comportamento mais comum de um ouvinte é chamar setState () para causar uma reconstrução. Um StatusListener é chamado quando uma animação começa, termina, se move para frente ou se move para trás, conforme definido pelo AnimationStatus. A próxima seção tem um exemplo do método addListener () e Monitorando o progresso da animação mostra um exemplo de addStatusListener ().

Exemplos de animação
Esta seção apresenta cinco exemplos de animação. Cada seção fornece um link para o código-fonte desse exemplo.

Animações de renderização
Qual é o ponto?
Como adicionar animação básica a um widget usando addListener () e setState ().
Toda vez que a animação gera um novo número, a função addListener () chama setState ().
Como definir um AnimatedController com o parâmetro vsync necessário.
Compreender a sintaxe “..” em “..addListener”, também conhecida como notação em cascata de Dart.
Para tornar uma classe privada, inicie seu nome com um sublinhado (_).
Até agora você aprendeu a gerar uma sequência de números ao longo do tempo. Nada foi renderizado na tela. Para renderizar com um objeto Animation, armazene o objeto Animation como um membro de seu widget e use seu valor para decidir como desenhar.