052 – Classes, Variáveis, static e Métodos da Classe em Dart – Curso de FLUTTER e DART
Playlist: Curso Grátis de FLUTTER e DART Completo
Variáveis e métodos de classe
Use a palavra-chave static para implementar variáveis e métodos para toda a classe.
Variáveis estáticas
Variáveis estáticas (variáveis de classe) são úteis para o estado e constantes de toda a classe:
class Queue
static const initialCapacity = 16;
// ···
void main ()
assert (Queue.initialCapacity == 16);
As variáveis estáticas não são inicializadas até serem usadas.
Nota: Esta página segue a recomendação do guia de estilo de preferir o lowerCamelCase para nomes constantes.
Métodos estáticos
Métodos estáticos (métodos de classe) não operam em uma instância e, portanto, não têm acesso a isso. Por exemplo:
import ‘dart: math’;
class point
num x, y;
Point (this.x, this.y);
distância numérica estática Entre (ponto a, ponto b)
var dx = a.x – b.x;
var dy = a.y – b.y;
return sqrt (dx * dx + dy * dy);
void main ()
var a = ponto (2, 2);
var b = ponto (4, 4);
var distance = Point.distanceBetween (a, b);
assert (2.8 MENOR distance && distance MENOR2.9);
impressão (distância);
Nota: Considere a utilização de funções de nível superior, em vez de métodos estáticos, para utilitários e funcionalidades comuns ou amplamente utilizados.
Você pode usar métodos estáticos como constantes de tempo de compilação. Por exemplo, você pode passar um método estático como um parâmetro para um construtor constante.