052 – Classes, Variáveis, static e Métodos da Classe em Dart – Curso de FLUTTER e DART

Playlist: Curso Grátis de FLUTTER e DART Completo

Variáveis ​​e métodos de classe

Use a palavra-chave static para implementar variáveis ​​e métodos para toda a classe.

Variáveis ​​estáticas

Variáveis ​​estáticas (variáveis ​​de classe) são úteis para o estado e constantes de toda a classe:

class Queue
  static const initialCapacity = 16;
  // ···

void main ()
  assert (Queue.initialCapacity == 16);

As variáveis ​​estáticas não são inicializadas até serem usadas.

Nota: Esta página segue a recomendação do guia de estilo de preferir o lowerCamelCase para nomes constantes.

Métodos estáticos
Métodos estáticos (métodos de classe) não operam em uma instância e, portanto, não têm acesso a isso. Por exemplo:

import ‘dart: math’;

class point
  num x, y;
  Point (this.x, this.y);

  distância numérica estática Entre (ponto a, ponto b)
    var dx = a.x – b.x;
    var dy = a.y – b.y;
    return sqrt (dx * dx + dy * dy);
  

void main ()
  var a = ponto (2, 2);
  var b = ponto (4, 4);
  var distance = Point.distanceBetween (a, b);
  assert (2.8 MENOR distance && distance MENOR2.9);
  impressão (distância);

Nota: Considere a utilização de funções de nível superior, em vez de métodos estáticos, para utilitários e funcionalidades comuns ou amplamente utilizados.

Você pode usar métodos estáticos como constantes de tempo de compilação. Por exemplo, você pode passar um método estático como um parâmetro para um construtor constante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *